Como abrir um CNPJ
Já parou para pensar qual o primeiro passo para você conseguir abrir sua empresa?
O primeiro passo para uma ação tão importante quanto essa é abrir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Pois é o CNPJ, que vai garantir que o seu negócio trabalhe dentro da legalidade.
No post de hoje iremos falar sobre o passo a passo para que você, novo empreendedor, possa abrir o CNPJ da sua futura empresa.
O que é um CNPJ?
Da mesma forma que nós temos o nosso CPF como a nossa numeração, o CNPJ tem o mesmo objetivo para com a sua empresa. Ele é o número que representa sua empresa perante o governo.
O CNPJ também tem como objetivo garantir o pagamento de impostos e emissão de notas fiscais.
Toda empresa precisa abrir um CNPJ?
É recomendável que apenas as empresas que necessitem fazer a emissão de notas fiscais abram um CNPJ. Independente se você é novo empreendedor ou se já está no mercado há um bom tempo, se você precisa emitir notas fiscais, você precisa abrir um CNPJ. Pois ele irá garantir a atividade da sua empresa perante os órgãos públicos.
Por que o CNPJ é importante?
Como dito anteriormente, o CNPJ é o RG da sua empresa perante os órgãos públicos, e garante seu funcionamento dentro da legalidade. Sem ele é como se a sua empresa não existisse. Com ele você pode realizar a emissão de notas fiscais e o pagamento de impostos.
Mas o CNPJ também conta com outros benefícios que o torna tão importante. São eles:
- Melhores Condições para pessoas Jurídicas;
- Sendo Empresário você pode contribuir com a Previdência Social;
- Acesso ao Crédito Bancário;
- Auxílio Doença e Aposentadoria;
- Ganho de respeito pelos clientes;
- Mais chances de crescimento.
Quanto tempo leva a abertura do CNPJ?
O tempo para abertura de um CNPJ varia da região, da quantidade de documentos que necessita ser elaborado, fora as decisões que necessitam ser tomadas.
A contagem é iniciada quando você realiza o envio do Contrato Social. Normalmente leva de dois dias e 13 horas, mas como dito anteriormente, varia em cada região.
Quanto Custa a abertura do CNPJ?
Da mesma forma que o tempo de duração varia, o custo para a abertura do CNPJ também varia pois, depende de alguns fatores. O que precisamos levar em consideração na hora de abrir um CNPJ é:
- Tipo de Empresa;
- Capital Social;
- Taxa da Junta Comercial.
Além disso, são necessários alguns documentos. São eles:
- Alvará;
- Taxa de Funcionamento;
- Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais.
OBS: Esses documentos nem sempre serão solicitados juntos.
Principais Tipos de Empresa
Antes de qualquer coisa você precisa saber qual tipo de empresa que você irá abrir. Pois, cada tipo de empresa possui o seu jeito de abrir um CNPJ.
Iremos mostrar a seguir os principais tipos de empresa no Brasil:
- MEI: o MEI (Microempreendedor Individual) é um tipo de empresa que serve para empreendedores iniciantes, ou seja, empreendedores individuais ou autônomos. Sendo muito simples para o MEI realizar a abertura de um CNPJ, mas existem muitos critérios que precisam ser analisados para que eles possam saber se você se encaixa nesse tipo de empresa;
- EMPRESÁRIO INDIVIDUAL: esse tipo de empresa é quando o empreendedor atua sozinho e não possui recursos suficientes para fazer um investimento inicial. Nesse modelo de empresa não existe faturamento, ou seja, o empreendedor responde por dividas da pessoa jurídica com seus próprios bens;
- EIRELI: (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) é um tipo de empresa que serve para empreendedores que trabalham sozinho. Porém, nesse modelo de empresa a abertura do CNPJ é feito através da responsabilidade limitada referente ao valor do capital social;
- LTDA: (Sociedade Limitada) é um modelo de empresa onde a empreendedor possui sócios. Sendo assim cada socio terá responsabilidade limitada referente ao valor do capital social.
Como abrir um CNPJ sendo MEI?
A primeira etapa para abrir um CNPJ sendo MEI é realizar uma pesquisa da sua empresa para saber se ela se encaixa em todos os requisitos necessários para se tornar um MEI.
Agora que você já tem certeza que a sua empresa é MEI, pode realizar a abertura no CNPJ através do Portal do Empreendedor.
Como abrir um CNPJ sendo ME?
Abrir CNPJ no MEI não é uma tarefa fácil. Mas se realizada com atenção e cautela se tornara um processo eficiente e seguro.
Vamos ao passo a passo para realizar a abertura do CNPJ sendo ME:
Primeiramente você precisa da ajuda de um contador. Pois, ele é o profissional que conhece todas as etapas e irá te ajudar a tornar a abertura do CNPJ mais fácil. Para isso nós da Âncora nos colocamos a disposição, entre em contato conosco.
Não é permitido que as empresas possuam nomes iguais por isso, vamos ao segundo passo que é a verificação do nome social na base da Receita Federal e realizar o registro do nome fantasia no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual).
Em seguida realize a definição do capital social que, é o primeiro investimento feito no momento da abertura da sua empresa, suas atividades que é fundamentada pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), leve também em consideração todos os gastos da empresa.
Depois escolha o seu tipo de empresa que já foi dito anteriormente.
Agora você precisa escolher o seu regime tributário. Atualmente existem 3 tipos de regime o Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.
Após feita a escolha do seu regime você precisa elaborar o contrato social. Como dito anteriormente, ele é o investimento inicial na abertura da sua empresa, ou seja, ele é a certidão de nascimento da sua empresa contendo todos os dados importantes da sua empresa.
Em seguida é necessário realizar a entrada no processo da junta comercial do seu estado. E para realizar esse processo é necessário da presença de alguns documentos. São eles:
- Contrato Social ou Requerimento do Empresário Individual;
- Documentos pessoais dos sócios (RG e CPF);
- Requerimento Padrão da Junta Comercial;
- Ficha de Cadastro Nacional;
- Documento Básico de Entrada da Receita Federal;
- Comprovante de pagamento da taxa DARE.
Por fim após a entrada na junta comercial. O pedido para a abertura do CNPJ será encaminhado imediatamente para a Receita Federal. Você consegue visualizar o andamento através do site da Receita Federal.
Interessante, não é? Agora que você já sabe todos os passos para a abertura da CNPJ da sua empresa que tal, contar com uma empresa que pode te ajudar em cada passo visto nesse artigo?
Entre em contato com a Âncora!
Leia Mais:
3 Comentários