Como pagar Menos Impostos com a Elisão Fiscal

Como pagar Menos Impostos com a Elisão Fiscal

Existe uma forma legal de pagar menos impostos? Acho que essa é uma pergunta que já deve ter passado na cabeça de todo empresário brasileiro.

A resposta é sim!

Para isso temos a Elisão Fiscal, conjunto de estratégias que tem como objetivo reduzir a carga tributária, omitindo-se o fator gerador de tributo. Desta forma, esse planejamento tributário permite apontar opções dentro da legislação para a redução do pagamento de impostos, de forma legal.


Elisão Fiscal: definição

Podemos definir Elisão Fiscal como um processo contábil que possibilita a redução da carga tributária, através da retirada do fator gerador de tributo na fase do planejamento tributário. É importante destacar que a elisão fiscal é um procedimento lícito que não se enquadra em evasão fiscal ou sonegação de impostos.

Trata-se apenas de uma estratégia legal e segura que não transgrede leis, ao contrário da evasão fiscal que é crime contra a ordem tributária, segundo a Lei nº 8137/90.


Vantagens da Elisão Fiscal

Podemos citar algumas vantagens trazidas por esse processo contábil para as empresas, a mais importante delas, sem dúvidas, a redução das taxas tributárias. Porém, para que a elisão seja realizada corretamente é necessário investir em planejamento tributário com sua contabilidade de confiança, além de uma gestão tributária efetiva.

Para ambos você pode contar com a nossa ajuda, a Âncora Contabilidade tem mais de 20 anos de experiência em contabilidade e assessoria e pode ajudar sua empresa em inúmeros aspectos.



Tipos de elisão fiscal

Podemos realizar a elisão fiscal de duas formas, são elas:


1 – Através de procedimentos previstos na legislação

Atitudes referentes às ações que já foram previstas em lei em troca de uma redução dos tributos. Como exemplo podemos citar o caso dos incentivos fiscais, como a Lei de Inovação Tecnológica.


2 – Através de brechas na legislação

Usando a interpretação da lei, sem a infligir nenhuma regra. Como exemplo podemos citar a mudança de endereço da empresa para pagar melhores taxas, o que não é proibido…

Outro exemplo é a divisão de lucro em detrimento de pró-labore, como pagamento de seus sócios.

Como a elisão fiscal depende de diversos fatores como o regime tributário escolhido, segmento de atuação da empresa, etc. Por esse motivo, recomendamos sempre que o processo seja feito com o acompanhamento de sua contabilidade de confiança.


Conte com a ajuda da Âncora Contabilidade

Contamos com profissionais especializados em cada área de atuação, cujas experiências somadas proporcionam racionalização e otimização da gestão dos negócios de nossos clientes.

Somos especializados na prestação de serviços de Contabilidade, Assessoria Fiscal, Planejamento tributário, Recursos Humanos e Administração Financeira, assessorando empresas nacionais e multinacionais dos mais variados segmentos.

Precisa de apoio para pagar menos impostos com a elisão fiscal? Fale com a Âncora

Leia Também