Boleto Registrado: você sabe o que é?

Boleto Registrado: você sabe o que é?

Criado para evitar fraudes, o Boleto Registrado tornou-se uns dos meios mais utilizados por e-commerces, e desde 2018 é considerado o modelo ideal de pagamento segundo a FERABAN (Federação Brasileira de Bancos).

Com a utilização do Boleto Registrado, é possível ter acesso a muito mais informações tornando as vendas muito mais seguras e diminuindo drasticamente a possibilidade de fraudes e golpes.

Definição: Boleto Registrado

É um tipo de boleto onde o registro dos dados deve ser obrigatório para a confirmação do pagamento, já que é feito no sistema do banco de emissão. Assim, todas as informações que envolvem a cobrança devem ser encaminhadas diretamente para a instituição financeira que realizará a emissão.

Os dados solicitados são: a identificação do pagador e do emissor, CPF ou CPNJ de ambos, endereço completo, quais foram os serviços ou produtos, valor da transação, data de vencimento e aplicação de multas e juros.

Com a utilização de todos esses dados, as fraudes e golpes tornam-se menos recorrentes.

Tipos de Boletos registrados

  • Instituição bancária: O boleto é gerado e a remessa é efetuada direto na agência bancária. Sendo assim, a agência terá todas as informações desse boleto e o mesmo deverá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica até o dia do vencimento. Após o vencimento, só poderá ser pago na agência emitente;
  • CIP –  Câmara Interbancária de Pagamentos: Integrado com o SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiros) a CIP Boletos conta com uma infraestrutura que atende bancos, instituições financeiras, consórcios, cooperativas de crédito, bandeiras de cartões, entre outros. Este tipo de Boleto Registrado funciona como o anterior, mas com a diferença que pode ser pago em qualquer instituição mesmo após o vencimento.

Quem pode emitir um Boleto registrado?

Qualquer empresa e até mesmo pessoas físicas podem emitir boleto registrado de maneira muito simples.

O mercado conta com fornecedores que oferecem diversas plataformas de pagamento online e a emissão rápida e prática de boletos registrados.

Como saber que um boleto foi registrado

O boleto registrado possui algumas características específicas, sendo assim você pode ficar atento a alguns aspectos para ter certeza de que se trata de um boleto registrado original:

  • Analise o código de barras: a sequência que aparece na parte de cima do título deve ser a mesma visualizada na parte debaixo. Assim, vale verificar os três primeiros números, eles representam o código de quem o emitiu;
  • Analise os dados e o valor: um boleto não registrado muitas vezes conta com informações erradas, tanto em relação aos números dos documentos como ao valor. Por isso, é preciso ler o documento atentamente assim que o receber;
  • Analise como boleto foi recebido: desconfie se receber um boleto por mensagem de aplicativos de mensagem de um número desconhecido por você.

Agora que você já sabe tudo sobre boleto registrado, consegue entender como essa ferramenta pode ajudar a alavancar ainda mais seu negócio. Outra medida muita importante para seu crescimento, é contar com uma equipe experiente e competente na assessoria contábil do seu negócio. Para isso, conte com a Âncora Contabilidade!

Fundada em 1996, a Âncora conta com uma equipe especializada na prestação de serviços de Contabilidade, Assessoria Fiscal, Planejamento tributário, Recursos Humanos e Administração Financeira, assessorando empresas nacionais e multinacionais dos mais variados segmentos.

Não perca tempo, entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas a respeito de boletos e qualquer outro assunto contábil que você desejar.

Leia Também