Simples Nacional e suas Vantagens
Entre as inúmeras vantagens do Simples Nacional, a mais conhecida hoje em dia diz respeito a cobrança de tributos. Neste tipo de regime tributário os impostos são recolhidos de uma forma bem simplificada, com uma guia chamada DAS, que unifica o pagamento de 8 tributos em um só.
O que muitos não sabem é que esta é somente umas das vantagens em meio a muitas outras oferecidas pelo Simples Nacional. Neste artigo, nós da equipe da Âncora Contabilidade vamos lhe mostrar muitas outras, confira:
Definição: Simples Nacional
Para uma empresa se enquadrar e poder optar pela simples Nacional como regime tributário, deve estar dentro dos seguintes critérios:
- Ser uma microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP);
- Ter uma receita bruta de até R$ 4,8 milhões ao ano;
- Não exercer nenhuma das atividades proibidas pela Lei Complementar nº 123/2006, que regulamenta o Simples Nacional.
Além dos critérios citados, existem algumas restrições que impedem a escolha do Simples nacional, fique atento:
- ter sociedade com outra empresa;
- ter como um dos sócios uma pessoa que já seja sócia de outra empresa do Simples Nacional;
- ter como sócia uma pessoa física que possui 10% de outra empresa, mesmo que não optante pelo Simples Nacional;
- ser uma empresa do setor financeiro;
- ser uma empresa oriunda da cisão ou qualquer outro desmembramento ocorrido há 5 anos;
- criar cooperativa desde que não seja voltada para o consumo;
- ter filial de empresa no exterior.
Como o Simples Nacional funciona?
O Simples nacional é um regime tributário pelo qual sua empresa pode optar de forma facultativa a cada ano. Nele, nem todas as atividades são tributadas com a mesma alíquota. Estas alíquotas variam de acordo com a atividade e também de acordo com o faturamento de cada empresa.
Essa variação entre as alíquotas pode ser muito vantajosa pois se seu negócio exerce diversas atividades diferentes, estas terão valores de alíquotas diferentes, fazendo com que o valor gasto em impostos seja reduzido em empresas optantes pelo regime.
Mais vantagens do Simples Nacional
Os optantes do Simples Nacional têm um sistema simplificado (como o nome mesmo diz) para o pagamento de tributos e consequentemente uma diminuição das questões burocráticas, visto que realizam o pagamento de apenas uma guia contendo todos os impostos unificados. Separamos mais vantagens do Simples Nacional a seguir:
- Redução da Carga Tributária: menos gastos com impostos e mais investimento na sua empresa. A redução da carga tributária pode chegar até 40%;
- Obrigações Fiscais diminuídas por exigência da Receita Federal: Essa vantagem faz com tempo seja poupado para outras obrigações da sua empresa. O simples nacional traz a vantagem de ter obrigação apenas com o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e nele inclui 8 tributos, ou seja, você faz o pagamento de 8 impostos ao mesmo tempo;
- Redução dos encargos da folha de pagamento: Essa é uma vantagem muito benéfica para que tem funcionários. Aqui a sua empresa é dispensada de pagamentos como: INSS patronal, salário educação, SAT (seguro acidente de trabalho), ou contas do SEBRAE, SENAI, SESI ou Incra;
- Compensação no DAS dos impostos pagos antecipadamente: o empresário tem a opção de pagar algumas contas antecipadamente como por exemplo a ICMS que é uma conta exigida pelo estado. Mas não se preocupe, você não sai no prejuízo;
- Preferência em licitações: É uma vantagem que faz as micro e pequenas empresas serem mais competitivas pois, possuem preferência em processos muito burocráticos;
- CNPJ único: Essa vantagem torna fácil a abertura e o registro da sua empresa, pois o simples nacional é o único que possui identificador de empresa;
- Possibilidade de ser proponente de ação no Juizado Especial: Uma vantagem que traz custos mais baixos no momento de uma ação em algum Juizado Especial, pois seu objetivo principal é fazer com que um processo que durasse anos, dure meses.
Desvantagens do Simples Nacional
Agora que já falamos sobre todas as vantagens e benefícios do uso do Simples Nacional, você deve estar se perguntando tem desvantagens ou não?
Pensando no valor das alíquotas, elas nem sempre serão vantajosas para seu tipo de empresa.
Outro ponto negativo diz respeito ao recolhimento, que é proporcional ao seu faturamento e não ao seu lucro. Tudo deve ser analisado pelo seu contador.
O contador pode fazer um planejamento tributário de qualidade e segurança para a sua empresa pois, ele conhece cada termo e lei do simples nacional.
A Âncora é uma empresa fundada em 1996, especializada na prestação de serviços de Contabilidade, Assessoria Fiscal, Planejamento tributário, Recursos Humanos e Administração Financeira, assessorando empresas nacionais e multinacionais dos mais variados segmentos. Podemos auxiliar sua empresa na hora de optar por um regime tributário.
O Simples Nacional é o regime favorito de micro e pequenas empresas e com esse artigo explicando cada detalhe podemos entender o porquê de ele ser tão querido.
Ligue para Âncora! Contamos com profissionais especializados em cada área de atuação, cujas experiências somadas proporcionam racionalização e otimização da gestão dos negócios de nossos clientes.
Leia Também:
3 Comentários