Trabalhador CLT pode ser MEI?
Você é um trabalhador CLT mas sempre teve a vontade abrir seu próprio negócio e nunca soube se podia? Sim? Pois então você veio ao lugar certo, a Âncora Contabilidade esta aqui para te ajudar.
Quem procura solucionar essa dúvida geralmente são aqueles que estão à procura de uma renda extra ou do sonho de ter seu próprio negócio. Empreender nos momentos vagos, mesmo sendo um trabalhador CLT, é uma ótima opção para manter uma estabilidade financeira.
Mas afinal o que é um MEI?
Um MEI (Microempreendedor Individual), nada mais é do que uma pessoa que trabalha por conta própria e se considera um pequeno empresário. O MEI pode contratar apenas um funcionário e deve bater uma meta de faturamento por ano.
No MEI, a meta de Faturamento Anual a se bater é de até R$60.000,00 e para que você possa realizar qualquer tipo de atividade, você irá precisar de uma autorização exercida pela prefeitura.
E para se cadastrar para se tornar um MEI é muito fácil, basta realizar um cadastro no Portal do Empreendedor e dar continuidade ao processo. Contando, com a ajuda da Âncora Contabilidade, o processo torna-se ainda mais fácil, pois nossos especialistas vão lhe dar apoio em todas as etapas.
Sua empresa atual pode te proibir de ser um MEI?
A partir do momento que você é contratado no modelo CLT por uma empresa, você deve deixar bem claro que pretende futuramente se tornar um MEI. Assim isso não irá gerar problemas futuros.
Caso sua futura empresa seja do mesmo ramo, poderá haver conflitos de interesse. Por isso sempre deixe claro seu futuro empreendimento.
Quem é CLT e MEI ao mesmo tempo possui quais Direitos?
Mesmo se o trabalhador CLT for MEI ele possuirá os mesmos direitos de um microempreendedor comum. Mas para que isso aconteça, você sempre deve manter as documentações, solicitações, recolhimento das obrigações de impostos em dia perante aos órgãos legisladores.
Tendo todos esses pontos em dia você irá garantir:
- Previdência Social;
- Requerimento de Aposentadoria;
- Regularidade da Empresa;
- Auxílios;
- Pensões.
E mantendo tudo em ordem você também irá garantir os seguintes benefícios:
- PIS: O benefício do PIS é somente para os microempreendedores que tiverem o MEI como negócio secundário. E caso possua um cadastro no PIS de cinco anos ou mais terá o direito de ganhar remuneração média equivalente a dois salários mínimos;
- Seguro Desemprego: O benefício do seguro desemprego não irá valer caso o trabalhador seja demitido do seu emprego CLT. Pois era a antiga empresa que garantia esse benefício. Mas o trabalhador pode tentar provar que é um MEI como atividade secundária, caso ele consiga comprovar que não consegue o sustento da família no total, o trabalhador talvez conseguirá o seguro desemprego novamente;
- FGTS: O benefício do FGTS garante ao MEI registrado, a disponibilização de saque de todos os recursos disponíveis m sua conta do FGTS.
Conte com a Âncora Contabilidade
Para que tudo saia de maneira assertiva para você e a sua empresa, a melhor opção é contar com uma assessoria contábil. E para isso você tem a nossa equipe da Âncora Contabilidade.
Iremos te ajudar a se tornar um MEI mesmo sendo um trabalhador CLT, com todas as documentações necessárias e direitos da sua empresa.
A Âncora é uma empresa fundada em 1996, especializada na prestação de serviços de Contabilidade, Assessoria Fiscal, Planejamento tributário, Recursos Humanos e Administração Financeira, assessorando empresas nacionais e multinacionais dos mais variados segmentos.
Contamos com profissionais especializados em cada área de atuação, cujas experiências somadas proporcionam racionalização e otimização da gestão dos negócios de nossos clientes.
Quer saber mais sobre como se tornar um MEI sendo um trabalhador CLT? Fale com a Âncora!
Leia Também
2 Comentários