Vale a Pena Investir em Criptomoedas?

Vale a Pena Investir em Criptomoedas?

Hoje em dia o tema criptomoeda está em alta, podemos ouvir a respeito na televisão, jornais e internet, sempre apontando o investimento como rentável e com enormes perspectivas de lucro. Mas será que isso é mesmo verdade? Será que vale a pena investir em Criptomoedas?

O que é criptomoeda?

Podemos dizer que criptomoedas são “moedas de internet”, ou seja, um tipo de moeda virtual que tem muito em comum com a moeda impressa, mas mantem-se segura através de criptografia.

Assim com uma moeda convencional, a criptomoeda tem alguns mecanismos para evitar fraudes e falsificações, como número de série ou listas ocultas. E assim como o dinheiro físico, existem diversos tipos de criptomoedas no mercado.

As criptomoedas podem ser usadas no intercâmbio de serviços e bens, não somente para uso em compras virtuais e já é aceita por grandes empresas como a Microsoft, Dell, WordPress, Tesla e SoundCloud por exemplo.

Criptomoedas: Vantagens

As diversas criptomoedas existentes no mercado, possibilitam ao usuário realizar transações comerciais pela internet sem a necessidade do uso de uma moeda (dinheiro) convencional, desta forma, ele não precisa pagar por tarifas e impostos cobrados por instituições financeiras. Outra vantagem se dá ao fato de as criptomoedas serem mais seguras a roubos e a inflação, devido a protocolos de segurança.

As criptomoedas atualmente são mais rentáveis que as moedas comuns, porém são mais caras. De qualquer forma, podem ser trocadas por dinheiro físico.

Atualmente a criptomoeda mais famosa é o Bitcoin e a Ether (ETH) é a segunda criptomoeda mais valiosa.

Esse tipo de moeda virtual tem um futuro muito promissor, porém causa dúvidas a muitos investidores. Isso se deve ao fato de os governos não conseguirem interferir ou taxar esse tipo de investimento e ele nem sempre é aceito em alguns países.

Posso investir em criptomoedas?

Claro! Qualquer pessoa pode investir em criptomoedas. Inclusive empresas que desejam aumentar o seu capital.

O mais importante é fazer um bom estudo e conhecer o investimento antes de realizar qualquer transação financeira.

Contabilidade x Criptomoedas

Muitos pensam que por ser uma moeda virtual, a criptomoeda está livre de obrigações, e isso não é verdade!

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários da Receita Federal do Brasil (CVM), as criptomoedas são valores mobiliários, sendo assim, títulos que geram remuneração e consequentemente são vistas como investimentos.

Em 2019 foi criada a Instrução Normativa RFB n° 1.888, de 03 de maio de 2019, que orienta sobre a obrigatoriedade da prestação de informações à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) decorrente de operações realizadas com criptoativos. Assim, as criptomoedas também devem ser declaradas no Imposto de Renda.

Após essa explicação, você pode perceber a importância de ter uma boa contabilidade que auxiliando na declaração destes tipos de ativos para que você possa agir com segurança e idoneidade nas transações com criptomoedas.

Nós da Âncora Contabilidade estamos a disposição para te ajudar! Contamos com profissionais especializados em cada área de atuação, cujas experiências somadas proporcionam racionalização e otimização da gestão dos negócios de nossos clientes há mais de 20 anos.

Entre em contato com a Âncora agora mesmo!

Leia Também