Como fazer um Certificado Digital
Se você tem seu próprio negócio ou está no processo de abertura, você certamente vai precisar fazer um Certificado Digital pois essa é uma das etapas mais importantes que um novo empreendedor precisa cumprir para começar seu negócio.
Hoje não iremos te ensinar somente como faz um Certificado Digital para a sua empresa mas você também vai entender a importância e conhecer os tipos disponíveis de certificados que existem e nós da Âncora iremos te ajudar.
O que é Certificado Digital e qual sua função?
O Certificado Digital é um documento eletrônico que permite que pessoas físicas ou jurídicas se identifiquem e assinem documentos digitalmente é como se ele fosse a identidade digital da sua empresa.
Os documentos assinados com o Certificado Digital têm validade jurídica perante órgãos públicos,
Prefeituras e Justiça.
A principal vantagem do Certificado Digital é que ele permite emitir documentos oficiais, assiná-los e enviar obrigações ao governo ou seja, ele diminui a burocracia no seu negócio.
Suas outras funções são:
- emite nota fiscal eletrônica;
- faz o envio de declarações e obrigações ao governo;
- realiza transações bancárias com segurança;
- tem participação de leilões eletrônicos;
- possui o acesso a ambientes restritos digitais da receita Federal;
- faz o envio de declarações do Imposto de Renda.
O que é uma Autoridade Certificadora?
Antes de tudo é necessário que você saiba o que é a Autoridade Certificadora (AC) e como escolher a certa pois só depois dessa escolha é que você poderá fazer alguma solicitação.
Ela é a responsável pela emissão do certificado e ela também pode renovar, revogar e gerenciar os documentos dos solicitantes e das outras ACs que estejam abaixo dela.
Como funciona a cadeia de Certificação Digital: No Brasil, essa cadeia é regulamentada pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil e pelo Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI), ou seja, ela executa as regras a serem seguidas por todas as ACs, que credenciam Autoridades de Registro (AR).
É na AR que o solicitante deve comparecer para entregar a documentação e emitir o seu Certificado Digital.
Como saber que a Autoridade Certificadora é de confiança: Para garantir a segurança na hora de escolher uma Autoridade Certificadora de confiança certifique-se de que ela esteja credenciada pela ICP-Brasil.
Como fazer um Certificado Digital?
Solicitar este documento é muito simples pois depois de escolher a Autoridade Certificadora, você deve fazer uma solicitação dele e o processo é rápido e fácil e para isso, basta acessar o site da AC escolhida.
Depois, será necessário fazer o pagamento de uma taxa o valor varia conforme o tipo de Certificado Digital solicitado e tanto o período de duração quanto o recebimento da cobrança e o pagamento podem ser feitos digitalmente.
Em seguida você precisa agendar o atendimento presencial, na AR mais conveniente o agendamento deve ser feito pela Central de Serviços do Serpro.
O próximo passo você deve comparecer à AR escolhida com toda a documentação necessária em mãos, assim como um documento de identificação.
Por último a emissão do Certificado Digital acontece após a conferência dos documentos e confirmação da identidade do solicitante assim que for validado você receberá seu novo certificado digital no mesmo instante.
Nós da Âncora iremos te ajudar a fazer o certificado digital para a sua empresa com rapidez, eficiência e qualidade de ponta.
Quais são os tipos de Certificado Digital que existem?
Existem dois formatos de Certificado Digital para empresas:
- A1: é um software que pode ser instalado em um computador;
- A3: dispositivo físico utilizado para assinaturas digitais.
Além dos formatos, os certificados também variam de acordo com sua finalidade. Esses são os principais tipos:
- e-CNPJ: é a versão digital do CNPJ e serve para identificar a empresa, emitir documentos e acessar sistemas públicos;
- NF-e: é o certificado emitido exclusivamente para a emissão de notas fiscais eletrônicas;
- e-MEI: permite a emissão de notas fiscais e registro de funcionário.
Qual a importância do Certificado Digital
Agora é a hora de entender melhor a importância desse documento para a empresa.
Esse documento é obrigatório em algumas situações e por isso, a sua emissão é fundamental para que a sua empresa funcione de acordo com a Lei.
È recomendado que todas as empresas que atuam no regime de Lucro Presumido precisam ter um Certificado Digital.
Para o regime do Simples Nacional, o documento é obrigatório somente em algumas cidades e além disso, toda empresa que tem funcionários deve ter um Certificado Digital pois o documento é necessário para o cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias no eSocial.
Para algumas empresas esse documento não é obrigatório mas sua emissão traz vantagens pois a principal delas é a segurança, já que o documento elimina o risco de fraudes nas transações.
Além disso, economiza tempo e dinheiro, gastos com impressão de documentos, reconhecimento de forma dentre outras vantagens.
O Certificado Digital também traz agilidade e comodidade para a assinatura e emissão de documentos, permitindo inclusive a automatização de algumas tarefas.
Para mais informações
Gostou? Para mais informações e dicas valiosas como essa, visite o nosso site, ou entre em contato com a gente e tire todas as sua dúvidas.
Nós da Ancora estamos aqui para te ajudar no que for preciso!
Leia Também:
3 Comentários