Escrituração Contábil

Escrituração Contábil

Você sabia que o sucesso financeiro da sua empresa pode ser analisado através da escrituração contábil? Essa análise é feita através de registros e documentos onde podemos ver o crescimento da empresa.

No artigo de hoje a Âncora Contabilidade irá te ajudar a entender os pontos principais da escrituração contábil desde a sua formação até os principais benefícios.

O que é a Escrituração Contábil?

Escrituração Contábil são dados e informações financeiras e contábeis da empresa.

Também podemos chamá-la de planilha de controle de gastos. Pois, a escritura contábil funciona como uma planilha de registros financeiro de forma cronológica.

Nela você deve registrar todas as atividades financeiras lucratividade da empresa, podendo ter controle de ações futuras estratégicas para o aumento de conquistas da empresa e ao mesmo tempo, poder tomar as melhores decisões.

Quem deve fazer a fazer a Escrituração Contábil?

Todas as empresas são obrigadas a fazer a escrituração contábil com exceção do MEI. Porém, aquelas que fazem o uso do Simples Nacional, possuem a opção de escolher uma contabilidade simplificada.

Existe algumas leis sobre as bases legais da escrituração contábil e segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC):

  • conforme a Resolução 10/2007 do Comitê Gestor Simples Nacional, o Livro Diário e Razão ainda são obrigatórios para MEs e EPPs (Empresas de Pequeno Porte);
  • a Legislação Federal, através da Lei 10.406/2002 do Código Civil, alega que todas as empresas precisam seguir um sistema de contabilidade e levantar anualmente um balanço patrimonial;
  • Resolução CFC n.º 1.330/11 atesta como obrigatório para os contadores habilitados a realização de escrituração contábil nas empresas em que atuam.

Agora que você já sabe que precisa de uma escrituração contábil para a sua empresa, o primeiro passo e contar com a ajuda de uma empresa de contabilidade profissional como nós da Âncora Contabilidade.

Por que é Importante fazer a Escrituração Contábil da Empresa?

Como dito anteriormente, a escrituração contábil funciona como uma planilha de gastos. Tendo isso em mente, podemos ver que para entender a importância da escrituração contábil temos que entende-la como uma ferramenta de gestão financeira.

Mas saiba que se a empresa já possui um bom tempo no mercado e não possui qualquer registro financeiro em alguma escrituração, todos esses anos serão considerados inválidos nas tomadas de decisão e expansão da empresa.

Será impossível fazer uma mudança na gerência, nas tomadas de decisões ou delegações de funções da empresa pois não terá o registo dos lucros e prejuízos financeiros da empresa até aquele momento.

A escrituração contábil quando bem preenchido é possível evitar crises ou desequilíbrios na empresa. Ou até mesmo a economia de recursos por meio de pagamentos adiantados.

Como fazer a Escrituração Contábil de Maneira Correta?

A escrituração contábil é um documento que deve ser preenchido com cautela. Pois, ele irá compor outros documentos de extrema importância como:

  • Balanço Patrimonial;
  • Balancetes;
  • Demonstração de Resultados;
  • Fluxo de Caixa e muitos outros.

Também é importante o preenchimento do documento com cautela porque ele será submetido a fiscalização da receita federal, caso ela ache alguma irregularidade no documento ela pode aplicar multar a empresa.

Se houver algum erro no documento você precisa deixar destacado e deixar uma anotação por extenso. Sempre mantendo a escrituração contábil em dia dentro da legislação.

Fundamentos Importantes na Escrituração Contábil

A ajuda profissional da Âncora Contabilidade irá te ajudar a prevenir multas por conta da falta de informação na Escrituração Contábil. Os principais fundamentos para realizar desenvolvimento do registro da empresa são:

  • ser redigido segundo o idioma e moeda correntes no país;
  • estar estruturado segundo os padrões contábeis;
  • apresentar dados em ordem cronológica: dia, mês e ano;
  • não apresentar espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens;
  • ter base em documentos de origem externa, interna ou outros que atuem como comprovantes dos atos administrativos;
  • obedecer à metodologia do lançamento contábil;
  • o uso de códigos e abreviaturas na Escrituração Contábil é permitido desde que seus significados sejam registrados no próprio documento. 

O que é a Escrituração Contábil Digital?

A escrituração contábil digital (ECD) foi criada para as pessoas que não gostam do acumulo de papéis, onde são substituídos documentos físicos por registros digitais da empresa.

A ECD (Escrituração Contábil Digital), foi desenvolvida em 2007 pelo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) que teve com objetivo inovar e modernizar a relação dos fiscos e empresas.

Com esse sistema digital podemos poupar tempo com a agilidade das informações que ele fornece sobre os processos de fiscalização sem burocracia.

Mas assim como a escrituração física, todos os documentos da escrituração contábil online devem ser apresentados à receita federal.

Como é feita uma escrituração contábil?

Primeiramente é aconselhável que esse passo a passo seja feito com a ajuda de um contador e, nós da Âncora Contabilidade temos os melhores profissionais para te ajudar a fazer com que sua escrituração esteja dentro da regulamentação e legalidade.

A escrituração contábil é realizada através do seguinte passo a passo:

Formalidades externas

É considerado no seu documento de conteúdo contábil externo:

  • sua aparência;
  • encadernação, com folhas enumeradas em ordem crescente;
  • termos de abertura e encerramento com a assinatura dos acionistas e do contador, autenticados pela Junta Comercial (apenas em casos de livros físicos, já que os digitais são desenvolvidos diretamente em plataformas como o SPED);
  • número de páginas e espécie de livro;
  • empresa devidamente identificada e outros detalhes.

A formalidade externa é um passo de muita importância pois possui um conteúdo interno complementar.

Formalidades Internas

As formalidades internas tem como objetivo considerar a escrita do documento.

Precisa ter o idioma e a moeda nacional de maneira cronológica de acordo com os acontecimentos.

Livro Diário

O livro diário serve como um registro para fazer todas as atividades diárias financeiras da empresa, em ordem cronológica com anotações enumeradas.

Para fazer o preenchimento de um livro diário é necessário:

  • número de identificação;
  • local e data da operação contábil;
  • título da conta de débito;
  • título da conta de crédito; 
  • e valor contábil.

O livro diário permite lançamentos digitais que sempre necessitam de backup. É possível também fazer a realização da escrituração resumida.

Seguindo isso, seu livro será preenchido corretamente, sem correr o risco de penalidades.

Livro Razão

O livro razão é obrigatório assim como o livro diário. Pois por mais que ele demonstre menos exigências ele, guarda informações e dados da sua empresa tão importantes quanto.

Ele demonstra informações, mas objetivas sobre o controle de atividades financeira de maneira individual. É um documento que permanece em aberto pois está sempre sendo atualizado.

No livro da razão é registrado a atividade financeira de toda a equipe:

  • Administração;
  • Gestão de Recursos.

O livro Diário e o livro Razão trabalham em conjunto controlando o patrimônio e atividade financeira da empresa.

Livros Auxiliares 

Os Livros Auxiliares fazem o auxílio da fiscalização das atividades, dados e informações registrados no livro diário e no livro razão.

Ele ajuda as informações dos livros serem reduzidas. Deve estar sempre dentro da legislação, pois o livro auxiliar é um documento de extrema importância a ser fiscalizado pelos órgãos responsáveis.

Alguns exemplos de Livros Auxiliares são:

  • Registro de Presença de Acionistas;
  • Registro de Atas de Reuniões da Diretoria;
  • Registro de Partes Beneficiárias;
  • Registro de Debêntures;
  • Livros Sociais;
  • Livros Fiscais;
  • Livro de Registro de Inventário;
  • Livro Registro de Duplicatas;
  • Livro de balancetes, diários e balanços;
  • Livro de Registro de Prestação de Serviços;
  • Apuração de Lucro Real;
  • Razão Auxiliar;
  • Registro de Entrada de Mercadorias;
  • Registro de Saída de Mercadorias;
  • Registro de Controle de Produção e Estoque;
  • Registro de Impressão de Documentos Fiscais;
  • Registro de Apuração de ICMS;
  • Registro de Apuração de IPI;
  • Registro de Apuração de ISS e muitos outros Livros Auxiliares.

Todos os livros auxiliares são diferentes um do outro, tendo cada um seu objetivo com os livros diários e da razão.

Mas lembre-se, para a realização da Escrituração Contábil é necessário o auxilio de uma empresa de contabilidade com profissionais de eficientes que iram te promover um serviço de qualidade como nós da Âncora Contabilidade.

Âncora é uma empresa fundada em 1996, especializada na prestação de serviços de Contabilidade, Assessoria Fiscal, Planejamento tributário, Recursos Humanos e Administração Financeira, assessorando empresas nacionais e multinacionais dos mais variados segmentos.

Contamos com profissionais especializados em cada área de atuação, cujas experiências somadas proporcionam racionalização e otimização da gestão dos negócios de nossos clientes.

Gostaria de receber auxilio na sua Escrituração Contábil? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas.

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