Maneiras de Diversificar seu Negócio com Menor Investimento

Maneiras de Diversificar seu Negócio com Menor Investimento

Uma forma de produzir mais e ter melhores resultados, ou até mesmo de enfrentar períodos de crise é diversificando o negócio. E isso não significa apenas aumentar a proposta de produtos e serviços ou atuar em novos segmentos, alcançando novos públicos. Diversificar o negócio significa diversificar toda a estrutura, os processos e as áreas de atuação. Veja a seguir algumas dicas!

Reveja o Plano de Negócio e a estrutura da sua empresa

É comum as pessoas falarem da importância de se diversificar o negócio. O termo virou até aqueles jargões no mercado. Contudo, nem todo mundo sabe em que isso implica.

Quando a proposta é diversificar o negócio deve abranger toda a estrutura – operações, produção, áreas e centros de custo, desenvolvimento de produtos e serviços, planejamento estratégico e orçamentário, relações de trabalho, parceiros e fornecedores, proposta de atendimento ao consumidor, etc. Por vezes, esta diversificação resulta em uma pequena modificação, mas acaba envolvendo toda a estrutura.

Há muitas maneiras de diversificar o negócio. Um bom ponto de partida é fazer uma análise sobre o mercado e perceber oportunidades de inovar ou simplesmente entregar o que está sendo requerido. Outra dica é rever a própria estrutura da empresa e o plano de negócio, já que a diversificação nem sempre é percebida em sua externalidade, mas no cerne da própria empresa.

Novas parcerias

Buscar novos parceiros também pode ser uma saída para diversificar o negócio. Novas oportunidades podem surgir a partir de trabalho em conjunto, assim como as parceiras podem ser uma oportunidade de reduzir custos, expandir a marca e encontrar novos públicos. A dica é começar com parceiros que tenham um perfil parecido com a sua empresa e que estejam em segmentos próximos. Novas parcerias não significam altos investimentos.

Novos produtos e serviços

Rever produtos e serviços é a forma mais comum de diversificar o negócio. É possível diversificar o portfólio e lançar novidades ao mercado sem perder o foco em suas metas. Logo, o primeiro passo é fazer uma mensuração de seus resultados em relação aos produtos e serviços dos últimos períodos.

Novo atendimento e nova experiência ao consumidor

A diversificação pode acontecer por meio do atendimento e da experiência que o seu negócio propõe ao consumidor. Nem sempre é preciso mexer no portfólio de produtos e serviços, mas é possível inovar no tipo de experiência que eles propõem e criar alternativas para atender melhor as expectativas dos clientes.

Diversifique o seu negócio com um novo enquadramento social

Talvez um novo enquadramento para a sua empresa seja a resposta para diversificar o negócio. Nem sempre a empresa está usufruindo de vantagens e dos resultados que almeja com o enquadramento social que possui. Desta forma, vale a pena falar com a Âncora e buscar as melhores opções para o seu negócio.

Transformação digital à vista

Talvez esteja na hora da sua empresa adotar estratégias, metodologias e ações que promovam ainda mais a transformação digital e que expanda a sua marca neste universo. A adoção de métodos, metodologias, ações estratégicas e recursos digitais para atualizar a estrutura e transformá-la digitalmente pode render vantagens e resultados ainda maiores e evidenciar oportunidades. Nem sempre requer grandes investimentos se adequar.

Aposte em inovação

O que diferencia o seu negócio de outros? Que novas ideias podem ser uma contribuição para empresas e pessoas, e que ainda faça a sua empresa ser referência no segmento em que atua? Há um longo processo em inovar e nem sempre é algo fácil. Mas é fato que a inovação está irremediavelmente ligada à diversificação.