O que é o Balanço Patrimonial?
O Balanço Patrimonial (BP) é um documento contábil que serve para orientar o planejamento financeiro e apurar os resultados de uma empresa, normalmente ele é produzido posteriormente à escrituração e revisão de toda a movimentação financeira da companhia, podendo expressar de modo quantitativo e qualitativo, em um determinado período, o posicionamento econômico da instituição.
Realizar o Balanço é extremamente fundamental para o sucesso da empresa, pois ela influência na tomada de decisões a curto e longo prazo.
E nós da Âncora estamos aqui para te ajudar com todas as informações necessárias e dicas sobre o Balanço Patrimonial.
O que eu preciso para fazer meu Balanço Patrimonial?
Para realizar o Balanço, é preciso ter acesso á TODAS às contas da empresa.
Elas serão classificadas de acordo com a sua finalidade financeira, ou seja, vão ser organizadas de acordo com os elementos do patrimônio que registram e, ordenadas com o objetivo de auxiliar a análise financeira do seu negócio, podendo listar valores investidos, débitos, possíveis empréstimos e pagamentos a serem efetuados.
Tudo o que for registrado servirá de base para o Balanço Patrimonial que em seguida seu resultado deverá ser apresentado mediante á referências do “Exercício Atual” e do “Exercício Anterior” da instituição exibindo comparações contábeis de um ano para o outro.
Os resultados que forem obtidos podem ajudar para a reflexão frente às atividades financeiras e ao posicionamento político da companhia.
Os pilares do Balanço Patrimonial.
ATIVO: Esse pilar é relacionado aos bens e direitos da organização, incluindo aplicações de recursos que possam fornecer benefícios econômicos a longo prazo e que sejam frutos de eventos anteriores.
PASSIVO: Nele inclui as obrigações e dívidas da empresa com terceiros podendo listar os impostos a pagar, os serviços a prestar, pagamentos de fornecedores e funcionários, ações ordinárias e o patrimônio líquido.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO: Aqui devem ser expressos os recursos próprios da companhia, ou seja, as contas que demonstram o valor contábil referentes a um determinado período para chegar ao Patrimônio Líquido, é preciso sempre calcular a diferença, seja positiva ou negativa, entre o valor do Passivo e do Ativo pois com esse resultado que identificamos o que a empresa obteve de lucro, seus prejuízos, reservas para investimentos futuros, ajustes de avaliação patrimonial e quais foram os investimentos da empresa.
OBS: Sempre mantenha o Balanço Patrimonial em dia para a segurança da sua empresa.
IMPORTANTE
Para otimizar toda a gestão de seu negócio, conte conosco!
A Âncora está no mercado a mais de 20 anos e conta com profissionais especializados em cada área de atuação, atua na prestação de serviços de Balanço Patrimonial, Contabilidade, Assessoria Fiscal, Planejamento tributário, Recursos Humanos e Administração Financeira, assessorando empresas nacionais e multinacionais dos mais variados segmentos.
Fale conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!
Leia Também:
5 Comentários