Saiba tudo sobre Fluxo de Caixa Diário

Saiba tudo sobre Fluxo de Caixa Diário

Dentre as tarefas fundamentais para a manutenção das atividade da sua empresa está uma de muita importância: o controle de fluxo de caixa.

Hoje, nesta postagens vamos te ensinar como realizar o controle de fluxo de caixa diário, entender quais são os benefícios de adotar esse hábito e conferir dicas de ferramentas que podem ajudar.

O que é o controle do fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é toda a movimentação financeira que acontece dentro de uma empresa, em determinado período de tempo. O seu controle envolve identificar e documentar todas as saídas e entradas de dinheiro. Como resultado, a gestão consegue entender se o negócio está operando no negativo ou no positivo.

Controlar o fluxo de caixa é entender e registrar todas as movimentações de entrada e saída de recursos do caixa da empresa.

Sem este controle, os administradores não têm como saber como anda a saúde financeira do negócio e nem se ele tem recursos suficientes para se manter aberto nos próximos meses.

Controle de fluxo mensal ou diário?

O controle de fluxo de caixa diário é o acompanhamento de entradas e saídas de recursos de uma empresa feito diariamente, desde o momento da abertura das atividades até o seu encerramento.
Ao contrário do controle feito mensalmente, o acompanhamento diário facilita a identificação imediata de sinais de alerta, evitando falhas e divergências de informações. Assim, quando algum problema ocorre, as chances de que seja revertido aumentam.

O controle de fluxo de caixa diário não substitui o controle mensal

É importante lembrar que as duas formas de controlar o fluxo de caixa são fundamentais e que uma não substitui a outra. Quando se trata de organização financeira, controle e conhecimento nunca são demais.

Essas duas ferramentas são complementares e, juntas, ajudam os gestores a identificar problemas e entender mais sobre a saúde financeira da empresa – cada uma fazendo a sua parte.

Porque fazer fazer a gestão do fluxo de caixa diário?

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% das empresas brasileiras fecham após apenas três anos de atividade – e, de acordo com o Sebrae, a falta de planejamento e de controle financeiro são os principais problemas que afetam os empreendimentos.

Nesse contexto, o fluxo de caixa é importante porque ajuda o empresário ou gestor de uma empresa a entender a previsibilidade do negócio, ou seja, estimar os recebimentos e despesas para os próximos períodos.

Assim, dá para evitar surpresas e tomar providências antecipadamente para evitar problemas financeiros maiores. Se a análise de fluxo de caixa indicar, por exemplo, que as entradas não estão sendo suficientes para atingir as metas de vendas do mês, o gestor pode desenvolver ações para aumentar o faturamento, fazer promoções, investir em anúncios etc.

Esse controle também permite saber se os custos futuros poderão ser pagos ou se vai faltar dinheiro. Com isso, a equipe consegue se planejar, para, se for o caso, cobrir os custos de outras formas

Como fazer a gestão do fluxo de caixa diário:

  1. Escolha o formato que será usado para acompanhar o fluxo financeiro:
    Existem algumas opções de formatos de controle. A mais comum é o uso de planilhas, principalmente em empresas menores. Já os negócios maiores podem preferir a utilização de alguns softwares desenvolvidos especialmente para este fim.
  2. Separe entradas e saídas em categorias:
    Nas colunas de sua planilha, detalhe as entradas e as saídas de dinheiro do caixa, deixando muito claro qual é a natureza de cada movimentação. Para isso, você pode usar diferentes colunas ou cores. Diferenciar as entradas e saídas é muito importante porque, caso haja confusão, o resultado diário pode sofrer alterações significativas.
  3. Registre todas as movimentações:
    Depois de definir categorias e entender a diferença entre elas, você deve documentar todas as entradas e saídas, independentemente do valor de cada uma. Também é importante registrar detalhes do pagamento, como o meio de pagamento, se foi à vista ou a prazo, etc, assim como se essa despesa é fixa ou variável. Quanto mais detalhado for o registro, melhor.
  4. Identifique o saldo:
    Ao final do dia, no momento de fechar o caixa, some as entradas e diminua do total o valor das saídas. Assim, você chegará ao saldo do dia.
  5. Conte com nossa ajuda:
    Além de registrar todas as entradas e saídas e fazer os cálculos de forma correta, é importante que você entenda o que está sendo feito e por que. Para isso, fique por dentro dos principais conceitos da contabilidade e busque informações sobre os procedimentos que você deve adotar na empresa.
    Nós da Âncora Assessoria Empresarial podemos lhe auxiliar com todo o processo racionalização e otimização da gestão do seu negócio.

E se não fizer o Fluxo Diário?

Controlar o fluxo de caixa diário de uma empresa traz inúmeros benefícios, como já explicamos – previsibilidade do faturamento, organização e antecipação de problemas são os principais exemplos. Mas o que acontece se um negócio não fizer o acompanhamento adequado?

Os gestores não conseguem tomar decisões financeiras com base em dados. Afinal, para que isso aconteça, é preciso que a equipe esteja munida de informações. E se você gerencia um negócio, já sabe que decisões tomadas com base em dados têm muito mais chances de serem acertadas.

Outro risco que correm os gestores que não fazem esse acompanhamento diário é o de se enganarem em relação à verdadeira situação financeira do negócio. Quando isso acontece, é possível que sejam tomadas decisões erradas, que podem resultar em grandes prejuízos financeiros e até no comprometimento da existência da empresa.

IMPORTANTE

é preciso garantir que o controle de fluxo de caixa da empresa seja feito de maneira correta. Erros nos registros ou nos cálculos, por menores que sejam, podem comprometer o resultado final e, assim, levar os gestores a tomar decisões com base em dados errados.

Para otimizar toda a gestão de seu negócio, conte conosco!

A Âncora está no mercado a mais de 20 anos e conta com profissionais especializados em cada área de atuação, atua na prestação de serviços de Contabilidade, Assessoria Fiscal, Planejamento tributário, Recursos Humanos e Administração Financeira, assessorando empresas nacionais e multinacionais dos mais variados segmentos.

Fale conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!

Leia Também:

Como fazer um Certificado Digital 

Planejamento Tributário é importante para a minha empresa?