Porque abrir uma Empresa em São Paulo

Porque abrir uma Empresa em São Paulo

Atualmente, o poder público tem adotado uma série de medias como incentivo ao empreendedorismo. A Medida provisória 881, chamada de MP da Liberdade Econômica, surgiu como forma de desburocratizar as atividades das empresas no país.

Desta forma, a prefeitura de São Paulo desenvolveu em 2017 o Empreenda Fácil, proporcionando a abertura de empresas classificadas como “legislação de baixo risco”, ou seja, empresas que precisam de uma menor burocracia para funcionar, podem realizar o processo de abertura em apenas 2 dias.

Curioso? Continue lendo e saiba porque você deve abrir uma empresa em São Paulo.

O Empreendedorismo em São Paulo

Sabendo que o empreendedorismo é a ferramenta transformadora da sociedade, a prefeitura de São Paulo percebeu o quanto a cidade ganharia estimulando a prática empreendedora da região. Os seguintes pontos foram levados em conta:

  • Mercado Atraente;
  • Centros de Negócios;
  • Cidade ativa, com circulação de capitais;
  • Parceiros e fornecedores próximos ao negócio;
  • Alto índice de demanda local, para diversos nichos;
  • Maior margem de lucro, visto que a população costuma pagar o preço definido
  • Facilidade de se obter crédito.

Agora ficou claro sobre os diferenciais que servem para tornar o município de São Paulo um pólo atrativo para a prática empreendedora. Porém, nem só de vantagens vive um negócio, sendo assim a cidade também apresenta diversos desafios aos empreendedores.

Desafios de Empreender em São Paulo

Segundo uma pesquisa realizada pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), em 2017, 76% das pessoas que estavam na faixa dos 25 aos 35 anos, sonhavam em empreender e grande parte dessas pessoas da pesquisa são da cidade de São Paulo.

Sendo assim, podemos apontar os seguintes pontos como desafios na hora de empreender na cidade de São Paulo:

  • Concorrência elevada;
  • Dificuldade de logística;
  • Muito trânsito;
  • Alguns pontos burocráticos;
  • Carga Tributária.

Como podemos perceber, o interesse dos paulistanos no empreendedorismo é altíssimo, porém por conta de alguns desafios, tornam-se necessárias ações por parte do poder público algumas ações de incentivo.

Etapas para abrir sua empresa em São Paulo

Antes do programa Empreenda Fácil da prefeitura o prazo para a abertura de uma empresa era de 101 dias e a previsão inicial era que após a aprovação do programa, o tempo fosse reduzido para 79 dias e assim por diante.

Mas, você sabe quais são as etapas para a abertura de empresa em São Paulo? Vamos te ajudar:

1 – Encaminhar toda documentação exigida pelos órgãos responsáveis, para regulamentação do seu negócio;

2 – Informar o protocolo com a autorização para a abertura do empreendimento, no endereço que consta no portal da Receita Federal chamado: Coleta Nacional;

3 – Após a aprovação da Receita Federal, solicita-se a emissão do CNPJ, no site da Junta Comercial do Estado.

4 – Fazer a Inscrição Municipal, para a emissão do Cadastro de Contribuinte Municipal da empresa, realizada presencialmente num posto da prefeitura.

5 – Com o Cadastro de Contribuinte Municipal da empresa, em mãos, você deverá voltar ao site que iniciou o processo e emitir o alvará de funcionamento da sua empresa.

Pronto! Sua empresa estará aberta e dentro de todas as normas da prefeitura e este processo pode ser ainda mais rápido, seguro e simples quando realizado com a assessoria da Âncora Contabilidade.

Âncora é uma empresa fundada em 1996, especializada na prestação de serviços de Contabilidade, Assessoria Fiscal, Planejamento tributário, Recursos Humanos e Administração Financeira, assessorando empresas nacionais e multinacionais dos mais variados segmentos.

Contamos com profissionais especializados em cada área de atuação, cujas experiências somadas proporcionam racionalização e otimização da gestão dos negócios de nossos clientes.

Deseja abrir sua empresa em São Paulo e não ter nenhuma preocupação com o processo? Fale com a Âncora!

Leia Tambem